Resposta de recrutadora em e-mail para candidato à vaga de emprego em SC viraliza: 'Passou da idade' - De Olho na Cidade 24hs

Breaking

De Olho na Cidade 24hs

Notícias de Sobral, Ceará, Brasil e Mundo

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Resposta de recrutadora em e-mail para candidato à vaga de emprego em SC viraliza: 'Passou da idade'

Candidato a vaga de emprego
Fonte: G1


Até a manhã desta segunda-feira (5), a publicação tinha mais de 9,5 mil reações, 2.800 comentários e 255 compartilhamentos.

A resposta de uma recrutadora em um e-mail enviado a um candidato que manifestou interesse por uma vaga de emprego na Grande Florianópolis viralizou no LinkedIn na quarta-feira (1º). Segundo a publicação de Carlos Augusto Luchetti Junior, de 45 anos, após enviar o currículo se candidatando a uma vaga sem limite de idade, recebeu como resposta: "Cancelaaaaaaaa, passou da idade [sic]".

Até a manhã desta segunda-feira (5), a postagem tinha mais de 9,5 mil reações, 2.800 comentários e 255 compartilhamentos.

Em nota, a empresa afirmou que o e-mail foi uma "mensagem descontextualizada" e que "gerou interpretação negativa e consequentemente indignação". A RHi informou também que repudia o fato, que chamou de "isolado" e que não compactua com tal atitude.

No relato, Luchetti Junior disse que a resposta à candidatura da vaga veio "sem ao menos um boa tarde, e da pior forma possível". Segundo ele, a vaga aplicada era para auxiliar de estoque.

Natural de São Paulo, ele mora em Palhoça, na Grande Florianópolis, e está à procura de um emprego na região há aproximadamente um mês, após ter sido demitido da última empresa em que trabalhava.

"Tenho apenas 45 anos e não me sinto velho, pelo contrário, me sinto muito disposto para trabalhar, para quem fala que não existe discriminação de idade, está aí a prova", escreveu na publicação.

Para Simone Lichtenberg, gestora de Recursos Humanos, o e-mail foi problemático e preconceituoso. Segundo a especialista em recrutamento, o profissional de RH deve se concentrar nas características referente às habilidades, competências e atitudes para exercer determinada função durante o processo seletivo.

"É essencial o recrutador ser profissional, ter empatia e combater qualquer viés que possa gerar atitudes preconceituosas", afirmou.

Luchetti Junior, que afirmou não imaginar a repercussão da postagem, recebeu apoio de muitas pessoas que se ofereceram para ajudar na procura por uma vaga. Segundo ele, até a dona da empresa de recrutamento que se envolveu na confusão ofertou auxílio. No entanto, o homem disse que segue pensando sobre o assunto.

A publicação do operador de logística ocorreu na plataforma do LinkedIn, que é uma rede social focada em conexões sobre carreira e trabalho. Na rede, usuários compartilham conquistas e falam sobre experiências profissionais, por exemplo.

O que disse a empresa

"A RHi se manifesta novamente sobre o ocorrido, que teve repercussão, para esclarecer os fatos.

A forma como o retorno chegou ao candidato jamais foi utilizada como abordagem direta de devolutiva em nossos processos seletivos, tanto como em nossa comunicação interna. Sabemos o quanto a mensagem descontextualizada gerou interpretação negativa e consequentemente indignação.

A linguagem foi totalmente inapropriada e equivocada e o termo “Cancela” era tão somente para sinalizar um equívoco de agendamento da entrevista com o candidato, uma vez que seu perfil era acima do desejado para a vaga que demandava um perfil júnior.

Imediatamente, após identificarmos o ocorrido entramos em contato com o candidato, os fatos foram esclarecidos e nos retratamos sobre essa situação a qual também repudiamos e que jamais irá se repetir. A RHi declara que esse único fato foi totalmente isolado e não compactua com tal atitude.

Estamos no mercado há 11 anos, onde já intermediamos mais de 5.000 contratações, auxiliando milhares de famílias ao acesso de oportunidades. Atendemos aos nossos clientes e candidatos sempre com ética, profissionalismo, respeito e inclusão social.

Medidas administrativas foram e estão sendo adotadas para o aprimoramento constante de nossos serviços".


Fonte: Agencia Brasil












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here